Eventos




As festas nas escolas e creches  são oportunidades para fortalecer o contato da escola com os familiares dos alunos e com a comunidade. Durante os preparativos, pais montam barracas, mães se encarregam das comidas,  professores e alunos cuidam dos cartazes e preparam apresentações para os convidados.  Cada um se compromete com uma tarefa para que tudo aconteça na mais perfeita ordem. 
  No início do meio do ano começam as  festas  as festas juninas e julinas. Além das comidas típicas e da tradicional quadrilha, os festejos têm diferentes características em todo o país e podem se apresentar como instrumento pedagógico nas escolas e creches, relembrando tradições de cada região do Brasil.



Comemoração do Dia das Mães





Comemorando O Dia do Índio

A comemoração do dia do Índio faz homenagem a uma ampla diversidade de povos que tiveram papel fundamental na formação cultural e étnica da população brasileira. Estando aqui muito tempo antes dos colonizadores europeus e dos escravos africanos, a população indígena desenvolveu uma rica cultura formada por diversos costumes, línguas e saberes que ainda se mostram vivos no interior da sociedade brasileira.



18 DE ABRIL — DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL

Você sabia que no dia 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil? A data não foi escolhida ao acaso: trata-se de uma justa homenagem a Monteiro Lobato, escritor que, como poucos, dedicou-se à literatura infantil no Brasil.
Monteiro Lobato foi o primeiro escritor da literatura infantojuvenil a perceber a necessidade de inserir nas histórias para as crianças e os jovens elementos da cultura nacional, como os costumes do povo do interior e as lendas de nosso folclore. Fez isso de maneira única, combinando a identidade brasileira aos elementos da literatura universal, como a mitologia grega. Foi também o precursor da literatura paradidática, cuja principal característica é permitir que a criança aprenda enquanto brinca e lê.
http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-livro-infantil.htm



Que legal! O dia do circo e aniversário da creche comemorado juntos!




A Páscoa é quando nossas maiores alegrias se encontram: vida, família, paz, saúde e....chocolate!








O dia Internacional da Mulher, foi comemorado com muita emoção.





Nossas crianças começaram a todo vapor!


Foi com fantasias, confete, serpentina, e muita animação que nossos pequeninos começaram o ano de 2016 na creche.

O carnaval nasce concomitante com a primeira semana de aula, mas conhecida como adaptação. Neste período a criança necessita de um olhar especial, pois o novo mundo a sua volta causa-lhe insegurança, por isso abordardamos a festa de carnaval a favor da experimentação e comunicação da criança com este novo mundo, oferecendo às crianças a oportunidade de conhecer e criar em meio à ludicidade. Sendo assim, a socialização da criança se desenvolverá harmoniosamente considerando o Carnaval como festa típica e rica em sua cultura, que encontra nos movimentos da música e da dança a diversidade do Brasil.


A família participando do acolhimento de nossas crianças.

A participação efetiva das famílias traz boas contribuições para o processo de adaptação, por diversas razões: diminui o medo e a ansiedade (de adultos e crianças), inicia a construção de um vínculo de confiança entre escola e família, valida para a criança a figura do professor como referência e da escola como um lugar seguro. Daí a importância de um planejamento que considere a presença da família na escola. “Nossa preocupação é ajudar os pais e as crianças a compreender este momento, para ultrapassá-lo com segurança. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário