Galeria 2015

Projeto Pedagógico 20015
Tema           
           Recriando com Artes Nosso Espaço de Criar.                                             

 Missão  

     Proporcionar condições para o desenvolvimento integral da criança, mediante práticas de incentivo à sua autonomia, criatividade e construção de conhecimento, valorizando suas produções no fazer artístico.

1º Bimestre - Eu, meu corpo, no espaço de criar.
- Arte na Pré-História e Pré-Cabralina
- Fotgrafia e Quadrinhos

2º  Bimestre - Construindo a Leitura de Mundo Através da Imaginação.

3º  Bimestre - Descobrindo e transformando  além das palavras.

- Arte Romana e Egipcia - Escultura  e Arquitetura

4º  Bimestre  

Arte Renascimento, Impressionismo, Surrealismo e Abstracionismo.
- Artes Visuais


 Releitura da arte do Artista Plástico Gerson Vieira
As artes visuais são uma ferramenta importantíssima no âmbito da educação infantil, representando um estímulo essencial em várias etapas do desenvolvimento da criança. Através das artes visuais, as crianças trabalham a sua criatividade e imaginação, e conseguem adquirir novas habilidades e novas formas de olhar o mundo. Muitos especialistas afirmam que o principal objetivo não é que as crianças valorizem a vertente estética, mas que compreendam que materiais diferentes podem ser transformados e utilizados várias vezes na criação de novos elementos.

Abstracionismo Geométrico: predominam as formas geométricas, as formas e as cores devem ser organizadas de tal maneira que a composição resultante seja apenas a expressão de uma concepção geométrica.

Aos impressionistas não interessa a fixação “fotográfica” das formas e das imagens. Valorizando a cor e os efeitos tonais, pretendem reproduzir a “percepção visual do instante”, as “impressões” provocadas pelo objeto no sujeito.




3º  Bimestre - Descobrindo e transformando  além das palavras.
- Arte Romana e Egipcia - Escultura  e Arquitetura.


2º Bimestre - Construindo a Leitura de Mundo Através da Imaginação.
-Arte Grega e Bizantina
-Literatura (Contação de História e Dramatização)



A literatura Infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. 

A Arte Bizantina se refere às manifestações artísticas (pintura, arquitetura, mosaico e escultura) próprias do Império Bizantino (entre os séculos V e XV). A cidade de Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente, foi o mais importante centro artístico deste período. 





1º Bimestre - Eu, meu corpo, no espaço de criar
-Arte na Pré-História e Pré-Cabralina
-Fotografia e Quadrinhos


Arte na Pré-História e Arte-Cabralina


O trabalho de Arte baseado na "História da Arte" objetiva sensibilizar os alunos para o conhecimento da evolução da Arte na sociedade.

Arte na Pré-História


Na Pré-História as primeiras expressões de arte eram traços feitos nas paredes das cavernas. Usavam terra, sangue de animais e carvão.

Arte Pré-Cabralina

Na Pré-Cabralina, o forte era a arte indígena, usavam a pintura corporal, tecelagem, cerâmica e máscaras. 

   Nossos pequeninos aprendendo sobre a Pré-História e vivenciando um pouco os costumes e das artes dos homens das cavernas.



Eventos 2015



Nossos pequeninos no clima do Natal!


Nossa creche deu um show de talentos

A criança na educação infantil precisa ser estimulada para que ela conquiste novos  saberes e aproprie de seu conhecimento. É importante que seja apresentado as crianças,  obras de arte de diferentes artistas e movimentos da história da arte, mas sempre deixando-as criar a sua própria obra. A arte transforma e possibilita novos caminhos na vida da criança. Valorizar as produções infantis é valorizar o ser humano em seu desenvolvimento. A imagem visual tem uma presença marcante no cotidiano das pessoas, é preciso conhecer a produção artística tendo consciência da nossa participação enquanto construtores da cultura do nosso tempo. 
 Nosso Projeto “Recriando com Artes Nosso Espaço de Criar mostrou que nossos pequeninos são dotados de muito talento, criatividade e percepção para identificar diferentes artistas e obras.      Todos demostraram a capacidade de recriar  apresentando a autonomia  de cada um e o trabalho em grupo.  Nossa vernissage que aconteceu no dia 11 de dezembro mostrou  o quanto nossa creche é privilegiada por ter alunos tão talentosos e foi por conta disso que a Vernissage foi um sucesso, deixando todos encantados com  as obras que foram apresentadas em nossa culminância.

Ao Artista Gerson Vieira, gostaríamos de dizer que foi um prazer  recebê-lo em nossa creche e agradecê-lo  por  participar de nossa culminância. Foi com satisfação que apresentamos suas obras para nossas crianças.  Os alunos do maternal II tiveram a oportunidade de recriar algumas de suas obras, principalmente as do Rio de Janeiro que são retratados maravilhosamente.



Comemorando os 412 anos do bairro de Campo Grande
A Região Campo Grande tem o maior contingente populacional da cidade, porém sua densidade líquida é a segunda menor entre as 12 regiões do Rio. Suas áreas verdes, seus grandes espaços livres ainda não ocupados, constituem suas maiores atrações. A região representa a última grande fronteira para uma expansão de acordo com suas vocações específicas - manifestas historicamente desde o início da formação da cidade - e para o crescimento harmonioso, devido às potencialidades econômicas e culturais que o ambiente natural lhe proporciona desde os primórdios da sua ocupação. A Região apresenta grande potencial para o desenvolvimento de polos de gastronomia e deturismo ecológico. Na região está instalada uma base do corpo de fuzileiros navais (Batalhão Toneleiro) e o CIAMPA , onde recentemente participaram do 5º CISME (Jogos Mundiais Militares),abrigando delegações. No últimos anos o bairro tem concentrado um grande número de lançamentos residenciais e comerciais.






A creche Esperança da Vila São Jorge,  encantou a todos no desfile em comemoração a "Independência do Brasil."
Hoje, existe a necessidade de resgatar o compromisso e a importância dos valores cívicos que fazem parte da nossa história e da garantia da cidadania de todos com o propósito de buscar a relevância cultural e o patrimônio da nação brasileira.  Para despertar o sentimento de patriotismo  nos nossos pequeninos  é de fundamental importância a participação da Educação Infantil nos desfiles em comemoração da Independência do Brasil. 




 Nossas crianças emocionaram a todos homenageando o Dia do Soldado com um desfile cívico em uma praça da comunidade.


 Foi com muita emoção a homenagem que nossos pequeninos prestaram aos seus familiares  na comemoração do Dia dos Pais.



As festas nas escolas e creches  são oportunidades para fortalecer o contato da escola com os familiares dos alunos e com a comunidade. Durante os preparativos, pais montam barracas, mães se encarregam das comidas,  professores e alunos cuidam dos cartazes e preparam apresentações para os convidados.  Cada um se compromete com uma tarefa para que tudo aconteça na mais perfeita ordem. 
  No início do meio do ano começam as  festas  as festas juninas e julinas. Além das comidas típicas e da tradicional quadrilha, os festejos têm diferentes características em todo o país e podem se apresentar como instrumento pedagógico nas escolas e creches, relembrando tradições de cada região do Brasil.
  Nossos pequeninos estão usando criatividades e seus dons artísticos para decorar a nossa festa Julina. 




Ufa! As crianças estão a todo vapor na preparação da festinha que será
oferecido para comemorar o Dia das Mães.



No dia 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil.  A data não foi escolhida ao acaso: trata-se de uma justa homenagem a Monteiro Lobato, escritor que, como poucos, dedicou-se à literatura infantil no Brasil.





A Páscoa é o espelho da solidariedade com gostinho de chocolate.


Vem brincar que o circo já chegou; Vem sorrir que o circo já chegou; Vem dançar que o circo já chegou; Vamos bater palmas que o circo já chegou... 




Ó abre alas que nós queremos passar!                             
    O Carnaval 2015 foi com muita artealegria e folia.






Atividades

Dando Asas a Imaginação
Dando Asas a Imaginação, um projeto criado para que a família e nossos pequeninos descubram juntos a magia que existe nos livros de histórias.



Construindo novas amizades
O projeto  busca o desenvolver o sociológico dos nossos pequeninos, pois através da interação eles aprendem a conviver com as diferenças e assim ter um bom convívio social.


 A brincadeira aqui é coisa séria
É brincando que a criança se expressa, interage, aprende a lidar com o mundo que a cerca e forma sua personalidade, recria situações do cotidiano se expressa; desta maneira percebe-se a importância do brincar como forma da criança expressar-se e desenvolver suas habilidades de criação, de relacionar-se e de interagir


Março é um mês de grandes comemorações, pois estamos comemorando os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro e os 11 anos da creche Esperança da Vila São Jorge.  Parabéns as duas maravilhas!    


A creche  com a cara do projeto


Nenhum comentário:

Postar um comentário